segunda-feira, 21 de junho de 2010

Comunicação e Cultura

Existem idéias equivocadas sobre os termos – comunicação e cultura – o que prejudicam direta e indiretamente o desenvolvimento de muitos projetos. De uma maneira geral as pessoas pensam em comunicação como numa fala sem maiores responsabilidades e implicações. Cultura e comunicação têm uma relação biunívoca de grande importância. Com os avanços que ocorreram na história humana muito há que agradecer às habilidades de transmitir informação, seja de forma oral, escrita ou pela produção de cultura material. Certamente, é possível realizar grandes transformações, mediante planejamento para que hábitos prejudiciais sejam mudados, melhorando as condições de ampliar os empreendimentos.

Graças às habilidades da fala o ser humano transmitiu idéias e conceitos que constituem a cultura. Por sua vez a cultura é constantemente modificada. Isto ocorre exatamente quando as pessoas ouvem ou vêem acontecimentos que as impressionam positiva ou negativamente. No campo dos negócios as empresas e instituições já perceberam a importância do Departamento de Comunicação e sabem que a divulgação sistemática e criativa produz grandes efeitos nas vendas. Quando se trabalha com dados estimativos encomendados, as possibilidades de conhecimento sobre as tendências são maiores.

Todos os dias as pessoas mudam um ou mais detalhes de seus comportamentos, e permanecerá mudando desde o nascimento até a morte.
A comunicação é uma arma que depende de uma boa mira, ou a pessoa atira no próprio pé. Assim como a cultura é o sangue e o esgoto da sociedade. Comunicar sem planejamento ou conhecimento das mais variadas técnicas é uma possibilidade muito arriscada e desastrosa. Não distinguir aspectos abomináveis de uma cultura inviabiliza o desenvolvimento. Especialmente pensando na velocidade com que as informações são atualmente transmitidas, todos devem procurar meios de participação desta fabulosa rede de transmissão de dados informativos e acompanhar os últimos lançamentos, mantendo-se atualizados.

O sucesso merecido de qualquer empreendimento depende de uma comunicação responsável e politicamente correta. Certamente, comunicar de “qualquer maneira” é atrair e persuadir sem um planejamento consistente e coerente, com idéias concatenadas. Deste modo, comunicar “de qualquer maneira” é um risco de “atrair qualquer pessoa” e fazer “qualquer negócio”.

Somente a ação elaborada, de modo prévio, transforma os problemas em soluções, do mesmo modo que a falta desta ação faz surgir problemas. O planejamento estratégico de um empreendimento envolve qualidade na comunicação, com o envolvimento de operações mentais múltiplas, orientadas pelo espírito sensível, dentre os quais se destacam as habilidades de identificação, análise, comparação, extrapolação, classificação, dedução, avaliação, síntese, previsão, e mais.

A eficiência maior ou menor de um empreendimento associa-se intimamente ao conhecimento do significado do que é – Cultura. É necessário saber que a ela significa em seus diferentes aspectos tudo o que mais importa no modo de vida de um povo. Ela manifesta-se nos seus atos e também nos seus artefatos; somos conhecidos e reconhecidos pelo que produzimos. Realmente, a cultura é social, seletiva, explícita e implícita. Ela é dinâmica e contínua, em virtude de estar constantemente se modificando. Estas modificações estão relacionadas com quatro fatores: inovações, aceitação social, eliminação seletiva e integração.

A inovação, que sempre começa com o ato de alguém, pode ser efetuada de cinco maneiras: variação, invenção ou descoberta, empréstimo cultural e incentivo. Se houver conhecimento das tendências atuais é possível atingir o público-alvo de modo apropriado. Todas as ações humanas são capazes de ser mensuradas e tudo que você não mensura não gerencia.

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