terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Natalizando a Vida


Nesta época, a coisa mais importante que podemos fazer é “natalizar” nossa empresa. Natalizar, embora não exista na língua portuguesa, poderia significar trazer o espírito de natal para dentro da empresa; fazer com que ele permeie todas as nossas relações internas e externas, com nossos clientes, fornecedores e junto a comunidade em que estamos inseridos. 

Mesmo que você não seja cristão, há de reconhecer que o espírito de natal traz novos ares a esta época do ano. No natal se comemora o nascimento de Cristo, o filho de Deus feito homem para os cristãos, para os que creem. Portanto, no natal é tempo de fazer renascer nas pessoas os sentimentos mais elevados do ser humano. Agora é tempo de fazer reviver a gratidão, o perdão, a paciência, a temperança, o respeito pelas outras pessoas.

Assim, “natalizar” significa trazer esses valores à tona. Fazê-los lembrados no nosso dia a dia para que tenhamos uma vida mais digna de seres humanos. Assim, é hora de agradecer nossos clientes, fornecedores e nossa comunidade. É hora de cada departamento agradecer aqueles outros com os quais se relaciona. É hora de perdoar pequenos erros do passado para renascer com a alma leve no novo ano. É hora de lembrar que trabalhar em time, em equipe, exige paciência e respeito às individualidades. É hora, portanto, de rever e revisitar nosso conjunto de princípios e valores que devem nortear nossa vida tanto no trabalho como na família e no relacionamento com amigos.

Com o consumismo que invade este tempo, quase que embaçando o verdadeiro espírito de natal, também é hora de rever nossos desejos e necessidades e ver se não estamos materialistas demais, consumistas demais, egoístas demais. É hora de pensar nos menos afortunados, nos mais pobres, nos mais doentes que nós; nos menos favorecidos. É tempo de natal. É tempo de renascer o que de melhor existe em nós e fazer nascer um novo homem e uma nova mulher.

Pense nisso. Sucesso! Natalize-se!

Texto do Prof. Luiz Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário