segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sustentabilidade empresarial

Isadora Alves*



A natureza é fonte inesgotável de energias para a vida de todas as criaturas. Tudo vem da natureza.  A cadeira que você está sentado, a cama que você dorme, a roupa que você veste, o papel que você escreve, a sua comida, o seu dinheiro... tudo.

Já não é mais historinha de Ambientalista preservar nossos recursos, nunca foi, mas hoje é visível a necessidade de promover a sustentabilidade/ Desenvolvimento sustentável. Mas, o que é Sustentabilidade/Desenvolvimento Sustentável? O conceito de Sustentabilidade ou Desenvolvimento Sustentável vem sendo amplamente utilizado na formulação global, possuindo diversas abordagens, vários significados. A sustentabilidade, com suas três vertentes (ambiental, econômica e social), tem por objetivo atender as gerações atuais (sete bilhões de humanos), sem comprometer as gerações futuras, respeitando a Terra e seus limites naturais.

É possível atender a todos simultaneamente, como: o desenvolvimento econômico, a proteção ambiental do ar, da água, do solo, da biodiversidade e a justiça/desenvolvimento social.

A crescente preocupação com o Desenvolvimento Sustentável vem sendo apresentada em diversas áreas empresarias, de planejamento, conhecimento e serviços. Muitas empresas já aderiram o conceito verde, a maioria é claro por uma questão de marketing/tendência, mas é valido. Outros sabem da importância ambiental e que tudo se interliga, gerando benefícios econômicos e sociais.

O desenvolvimento econômico do país está intimamente relacionado ao bem-estar da sociedade, e agora a tendência mundial dos investidores buscarem empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investir seus recursos.

Dentro deste conceito/tendência abordaremos a necessidade da sustentabilidade nas empresas (micro, pequena, média e grande); diminuindo o desperdício, energia, gastos e consequentemente, aperfeiçoando os aspectos econômicos, social e ambiental. Este artigo disponibilizará a seguir algumas dicas sustentáveis, mas lembrando que para se ter plenitude é preciso um estudo da empresa, o que a mesma oferece (produto/serviço/os dois), os principais resíduos gerados, número de funcionários...Enfim, uma análise para aplicações de práticas em cada setor empresarial.

A Sustentabilidade está ligada a três palavras-chave: reduzir, reutilizar e reciclar. Cada palavra descreve uma conduta que leva a uma ação Sustentável. Segue algumas dicas que qualquer empresa pode realizar:

  • Primeiro incorporar a Consciência Ambiental nos valores e missão da empresa, onde os líderes e gestores devem estar conscientes, incentivando e dando exemplo para todos.
  • Informar para todos os funcionários a política da empresa, promovendo palestras, cartilhas, informes nos quadros dos funcionários e e-mails (ótima ideia, pois economiza papel).
  • Concentre seus pedidos e entregas. Sempre que possível, compre os produtos que necessita em um único lugar, combinando a entrega em uma mesma remessa. Faça o mesmo caso sua empresa entrega produtos. Essa atitude reduz a circulação de veículos, uma importante contribuição para o trânsito, com menos poluentes para atmosfera.
  • Analise seus equipamentos. Verifique quantos eletrônicos estão em utilização, e avalie se são necessários, pois consomem energia.
  • Peça para os funcionários utilizarem canecas ou copos de vidro, deixando os descartáveis para clientes e/ou colaboradores.
  • Evite impressões desnecessárias, caso aconteça utilize o papel como rascunho.
  • Peça para os funcionários desligarem sempre os computadores no final do expediente, já que a função de stand-by faz com que eles continuem a consumir energia.
  • Bacana se a empresa conseguir armazenar água da chuva, construindo cisternas para armazenagem, utilize para lavagens de pátios e descargas (uso não potável). Torneiras e descargas ecológicas são bem vindas, pois é possível economizar muito na conta de água utilizando torneiras e misturadores com fechamento automático.
  • Reciclagem já não é novidade, né? A coleta seletiva é fundamental, pois além de benefícios ambientais, a mesma permite que inúmeras famílias sejam beneficiadas por meio de cooperativas. Lixo é dinheiro, muitas empresas compram papel, papelão, alumínio, eletrônico...
  • As doações também são louváveis, o que você não quer/não precisa muita gente necessita/sonha.


É fundamental cuidar da empresa para que a mesma se sustente a longo prazo, garantindo de forma sustentável a saúde financeira da mesma com uma gestão sustentável, contribuindo para o seu crescimento sem afetar o entorno, e diminuir ou zerar qualquer impacto negativo para o ambiente. Contatos e parcerias são tudo, né? Por que não com ONGs, cooperativas e empresas ambientais, ampliando assim o seu leque de conhecimento?

Lembre- se: A solução está na Natureza. Preserve você e sua casa.

*Gestora ambiental

Fonte: Artigo adaptado - www.administradores.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário