terça-feira, 29 de março de 2016

A importância da pesquisa de mercado 
na tomada de decisão

Paulo Antônio¹
Karen Estefan Dutra²






Em um mercado global em rápida transformação, inconstante como nos dias atuais, a tomada de decisão exata, oportuna e eficiente em custos é imprescindível, e, de acordo com Kotler (2000), a pesquisa é o ponto de partida não só para o marketing como também para o planejamento estratégico da empresa. Por meio dela, as empresas são capazes de segmentar seus mercados, definir qual será seu público-alvo, posicionar seus produtos/serviços de forma a criar valor a esses clientes, desenvolver estratégias no nível tático relativo ao mix de marketing, programar e controlar todo o processo, acompanhando e avaliando resultados, melhorando sua estratégia, ou seja, ela levará a empresa a reconhecer que os clientes em qualquer mercado normalmente diferem em suas necessidades, desejos, percepções e preferências.

Conforme manual do empresário elaborado pelo SEBRAE (2007):

Todas as decisões sobre novos empreendimentos contêm um certo grau de incerteza, tanto em relação à informação nas quais estão baseadas como em relação às suas conseqüências. Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é a sua orientação para a decisão.

 Nota-se que a pesquisa mercadológica bem estruturada tem sido a bússola na tomada de decisão nas empresas, juntamente com outras ferramentas, visto que a área de marketing caminha lado a lado com a área financeira. Sistemas de inteligência empresarial são constantemente carregados com dados que posteriormente serão transformados em informações para que alguma decisão seja tomada.

Para Aaker; Kumar e Day (2007):

A pesquisa de marketing é uma parte crítica desse sistema de inteligência; ela ajuda a melhorar as decisões empresariais, proporcionando informação relevante, acurada e em tempo hábil . Cada decisão precisa de informações específicas e únicas, e estratégias relevantes podem ser elaboradas tendo por base as informações colhidas pela pesquisa de marketing.

Para isso, pesquisas de mercado devem ser bem elaboradas, tendo em vista a sua relevância para as organizações e administradores tomadores de decisão, pois qualquer decisão precipitada pode desencadear no mau êxito do negócio.

1 - Graduado em Administração pela Faculdade Metodista Granbery
2 - Professora do curso de Administração - GRANBERY


Fonte: Texto adaptado do artigo: Pesquisa de mercado: ferramenta norteadora no processo Decisório que antecede a tomada de decisão - Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery (http://re.granbery.edu.br

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