sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"A Pátria é a família amplificada"

Estamos em plena Semana da Pátria e muitas vezes nos perguntamos como podemos transformar esse sentimento abstrato de “amor à Pátria” em algo concreto. O que, de fato, um cidadão comum, uma pessoa simples pode fazer para demonstrar seu amor ao Brasil. O que, de fato, está ao nosso alcance para construir uma pátria mais justa e feliz.

Acredito que uma das mais eficazes maneiras de amar o Brasil seja defender a família e seus valores. Ou seja, nos lembrar do sábio ensinamento do grande Rui Barbosa que afirmava: “A Pátria é a família amplificada”.

Assim, defender a Pátria é também defender a família. Lutar pela Pátria é lutar para que os valores da família não sejam destruídos. Trabalhar por uma Pátria mais justa é defender as crianças e a possibilidade de uma família ter acesso a educação de qualidade para seus filhos. Trabalhar por uma Pátria mais saudável é defender sistemas de saúde dignos para todos desde o pré-natal até a assistência aos mais idosos.

É impressionante que Rui Barbosa tenha dito em 1903 as seguintes palavras: “O sentimento que divide, inimiza, retalia, detrai, amaldiçoa, persegue, não será jamais o da pátria. A Pátria é a família amplificada.

E a família, divinamente construída, tem por elementos orgânicos a honra, a disciplina, a fidelidade, a benquerença, o sacrifício. É uma harmonia instintiva de vontades, uma desestruturada permuta de abnegações, um tecido vivente de almas entrelaçadas. Multiplicai a célula, e tendes o organismo...

Multiplicai a família, e tereis a pátria.Sempre o mesmo plasma, a mesma substância nervosa, a mesma circulação sanguínea...”

E todos nós sabemos que os problemas que vemos na sociedade de hoje, em nossa Pátria, nada mais são que conseqüências da desconstrução da família e de seus valores. Sem a estrutura familiar protegida, a Pátria se transforma num amontoado de pessoas efetivamente carentes que geram a agressividade e a violência ao mesmo tempo anônimas e generalizadas que temos assistido sem saber como enfrentá-las.

Lembre-se, a Pátria é a família amplificada, como dizia Rui. Salvar a família é salvar a Pátria.

Pense nisso. Sucesso!

Luiz Marins

Nenhum comentário:

Postar um comentário