quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Pesquisa de mercado e sua importância para o micro e pequeno empreendedor
 Eduardo Amorim Versiani*


A Pesquisa de Mercado, atualmente,  está ao alcance das pequenas e microempresas e pode ser realizada de maneiras mais econômicas. Há uma variedade de técnicas de baixo preço que podem auxiliar pequenos empreendedores a obter informações valiosas sobre o mercado em que atua ou pretende atuar.
Um exemplo: para a abertura ou expansão de um novo negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A pesquisa é um recurso vital que servirá para:
Conhecer o perfil do cliente. Ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda etc.);
·     Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;
·    Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos e serviços: sistema de vendas e distribuição, políticas de preços e cobrança; qualidade dos produtos e serviços;
O objetivo é possibilitar ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras, ou, se for ocaso, de terceirização das atividades.
Serve também, para dimensionar o mercado, identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.
* Sociólogo 
Referência: www.sebrae.com.br

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