quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Gestão de Projetos: Modismo ou Necessidade?


Rafael de Souza Silva *






Devido ao avanço tecnológico temos uma disputa cada vez mais acirrada para lançamento de novos produtos/serviços e captação de novos clientes, com a sua respectiva fidelização. Porém, para sair na frente dos concorrentes, não basta somente ter uma nova ideia sobre algo. Temos que saber pôr essa ideia em prática da melhor maneira possível, evitando perder tempo e dinheiro a mais que o orçado. 


É necessário, por exemplo, fazer um excelente plano de segurança da informação e marketing, visando o sigilo absoluto até o momento do lançamento de um novo produto. Já imaginou o prejuízo se um concorrente toma conhecimento da sua ideia e consegue lançar um produto similar ao seu antes de você? Poucos meses ou anos de trabalho e investimento podem ser jogados fora com uma situação dessas. 
Temos que ter em mente que os projetos são empreendimentos temporários que visam à criação ou lançamento de algo novo no mercado.

Segundo Heldman (2006), projeto “é um empreendimento temporário, com datas de início e término definidas, que tem por finalidade criar um produto ou serviço único e que está concluído quando suas metas e objetivos foram alcançados e aprovados”.

Por ser um empreendimento temporário e com recursos previamente definidos, os erros durante a condução dos projetos devem ser os menores possíveis, para que não se prejudique o custo, prazo e a qualidade do serviço/produto a ser entregue. A partir desta preocupação os conceitos e as melhores práticas para Gerenciamento de Projetos ganham espaço na administração das organizações. 

Antes as empresas tinham muita dificuldade em encontrar bons profissionais para gerenciar seus projetos. Muitas vezes os gerentes de projetos eram designados somente pelo seu conhecimento técnico da área em que o projeto está inserido (projetos de engenharia, TI, educação, etc.), sem que o mesmo tivesse as capacidades técnicas gerenciais ideais para realizar o bom desenvolvimento do projeto. Temos aí a velha questão que diz: “nem sempre o melhor vendedor será um bom gerente”.

Um exemplo claro desta falha está na administração dos hospitais. É comum que um médico de destaque e notável experiência sejam escolhidos para ser diretor de um hospital, porém, sua qualidade como médico não garante uma boa gestão hospitalar. Esse é um dos motivos de encontrarmos problemas simples como falha em escala de plantões, falta de material, entre outros problemas administrativos.

Hoje o cenário já começa a mudar. As empresas estão mais conscientes de que a qualidade dos seus produtos e serviços depende do grau de maturidade como seus projetos são gerenciados. Assim, elas investem cada vez mais na capacitação dos seus gestores ou na contratação de especialistas na área de gestão de projetos e tendem a utilizar as melhores práticas e ferramentas nacionais e internacionais, quebrando velhos paradigmas. 

Podemos concluir então que o gerenciamento de projetos não é modismo, mas sim uma metodologia eficaz para as empresas alcançarem seus objetivos.



* Administrador, pós-graduado em RH e pós-graduando em Gestão de Projetos. 
Fonte:  www.portaleducacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário