Como usar as redes sociais para divulgar a sua empresa
Vinícius Gonçalves*
Um
empresário hoje em dia não pode ignorar as redes sociais em seu empreendimento.
As redes sociais são plataformas de comunicação interativa que permitem ter
contatos e mandar mensagens e fotos completamente de graça. Assim, são uma das
formas mais fáceis e práticas de entrar em contato com o seu público-alvo: os
clientes. Porém, é preciso antes de tudo, saber como funcionam e como usar
essas redes de forma correta para evitar desperdício de tempo, de investimento
e de correr o risco de gerar uma imagem negativa com suas ações.
Redes Sociais Na
Comunicação Empresarial
Já
é fato que não se pode ignorar as redes sociais na comunicação empresarial e os
motivos são diversos: o custo é zero para mantê-las e a resposta é bem mais
rápida do que se fosse usado serviço telefônico de atendimento. O custo em
reais de divulgação de um serviço em televisão, jornal e revista é bem elevado,
dependendo do alcance da mídia e jamais irá ter a mesma repercussão que na
Internet, que já provou o seu alcance no mundo como veículo de comunicação em
massa.
Para
grandes empreendimentos, é recomendado que seja criado um setor exclusivo para
gerenciamento de redes sociais. Os indicados para cuidar desta área são
profissionais das áreas de comunicação como jornalistas, publicitários e
relações públicas, que sabem usar as palavras a seu favor. Hoje em dia é bem
comum que empresários busquem a contratação de um gerente de rede social,
profissional especializado em utilizar tais mídias de forma positiva e angariar
mais clientes para o negócio.
Outra
vantagem de se usar as mídias sociais é que elas permitem uma resposta mais
rápida, além da interação entre cliente e empresa. Assim, fica fácil saber o
que os seus clientes pensam de seus produtos. É certo que um fato que ganha
repercussão vai direto para o Facebook e o Twitter e recebe comentários de outros
usuários que querem expressar seu conhecimento sobre o tema ou mesmo comentar o
seu atendimento por determinada empresa. Logo, ignorar a mídia social não é uma
opção para o dono de um negócio, seja ele de qual segmento for.
Como Usar Redes Sociais
Na Divulgação De Uma Empresa
A
primeira coisa a se saber é que não adianta entrar em todas as redes sociais,
colocar as informações e logos da empresa e deixar por isso mesmo. Crie perfis
apenas em redes sociais que você possa manter o serviço atualizado e que possa
fazer a manutenção diária. Você pode criar perfis nas redes mais visitadas e
com maiores números de usuários, entre elas, Facebook, linkedin e Twitter.
Todas oferecem serviço gratuito para cadastramento e uso.
Ao
criar o perfil da sua empresa, seja claro nas informações e coloque o nome da
empresa, endereço, telefone para contato e email. Porém, saiba que este será um
canal de acesso para clientes ou novos clientes entrarem em contato, seja para
elogios, reclamações, orçamentos ou mesmo para tentar comprar novos produtos.
Por isso, fique atento e disponível.
O
segundo passo após ter criado o perfis é saber que será preciso manter uma
regularidade de acessos pelos motivos citados no parágrafo anterior. Com a
mesma frequência que você acessa seus emails, procure sempre dar uma verificada
em seus perfis de redes sociais diariamente. Uma regra que geralmente funciona
é estipular horário fixo para verificar os perfis, tanto para responder
recados, como para promover produtos, lançar comentários ou mesmo dá uma lida
no que está sendo comentado tanto sobre você como sobre seus concorrentes.
O
importante em ter um perfil de rede social para uma empresa é poder aproveitar
as informações nelas contidas para pensar o seu negócio e conhecer as ações dos
concorrentes. Em alguns empreendimentos o gerenciamento das redes virtuais pode
demorar mais de uma hora por dia, em pequenas empresas não vai te custar meia
hora. Sempre procure fazer buscas com o nome da sua empresa e de seus
concorrentes mais fortes, ao menos uma vez ao dia. Caso não possa fazer este
serviço, contrate uma pessoa que o possa fazer e cobre relatórios escritos
para poder analisar resultados e criar
estratégias de como investir em serviços, melhorá-los e partir para novos
segmentos.
Como Divulgar Serviços E
Produtos Em Redes Sociais
A
grande vantagem das redes sociais para empresários é que são veículos de
comunicação de longo alcance que não cobram pelo serviço. Você pode usar seu
perfil para divulgar novidades, lançamentos e até vagas de empregos que serão
sempre bem recebidos. Sempre que lançar um novo produto ou começar a prestar um
novo serviço, poste ao menos uma vez ao dia um pequeno texto no caso do
Twitter, que já está com a opção de divulgar uma imagem.
Redes
sociais como o Facebook possuem espaço para postagem de texto com foto, onde o
empresário pode usar o recurso a seu favor divulgando serviços para amigos e
clientes com anúncio via imagem digital. Apenas seja cuidadoso: uma mídia
negativa também irá correr tão rápido quanto uma positiva, por isso é importante
divulgar material de qualidade. Os textos devem ser lidos antes de serem
postados para evitar erros de português e nada de fotos amadoras. Diversas
empresas contratam designers gráficos para criar anúncios exclusivos para web,
que saem mais baratos porque não serão impressos.
O
mais importante é não menosprezar uma rede social como veiculo de comunicação.
Crie material de qualidade e se possível especifico para o setor. Também é
importantíssimo não ignorar as redes como canal de comunicação, tal qual
telefones e emails e por isso deve-se responder ao maior número de mensagens
possíveis, caso sejam direcionadas ao empreendimento. Críticas, sejam elas
positivas ou negativas, podem não ser respondidas por texto, mas faça nota e
tente verificar se procedem ou não. A ignorância quanto às informações contidas
em redes de relacionamentos são os motivos pelos quais algumas empresas são mal
faladas em sites de relacionamento e são tidas como pessoas não gratas no meio
virtual, chegando ao nível de serem completamente ignoradas.
Por isso, pense sobre o
assunto e use as redes sociais na divulgação da sua empresa!
*Administrador
Fonte:
www.novonegocio.com.br/
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