segunda-feira, 13 de abril de 2015

CLIENTE OCULTO: Diferencial competitivo para as empresas que buscam mudanças contínuas


Márcia de Almeida Ferreira*


Nos dias de hoje, nos deparamos cada vez mais com mudanças e mais mudanças voltados para a competitividade, as empresas, cada vez mais estão buscando algo de inovação e que faça a diferença entre seus concorrentes. Portanto, é fundamental que a empresa faça constantemente a avaliação de seus clientes, produtos e serviços para que esteja alinhada e supere as expectativas dos clientes referente ao que há de mais novo no mercado. Por isso a busca pelo "cliente oculto", que através de suas técnicas, pesquisas, informações com base na coleta de dados obtidos da empresa e planejamento/propostas de mudanças que terá de serem analisadas/modificadas conforme a estrutura da empresa proporcionará a empresa um passo a frente de sua concorrência e fazendo todo o seu diferencial.

O método de avaliações dos serviços conhecido como "Cliente Oculto (conhecidos também como cliente/paciente/consumidor misterioso, fantasma, secreto, surpreso.)", podem ser analisados através de três frentes em ação:

PESQUISA DE SATISFAÇÃO, ou seja, identificação ágil e precisa de oportunidades de melhoria aos processos de atendimento a clientes, que venha a fazer a diferença no negócio da empresa de seus concorrentes, como por exemplo: pesquisas presenciais, internet, telemarketing, cartas, dentre outros.

REALIZAÇÃO DE BENCHMARKING COM CONCORRENTES, ou seja, fazer a comparação de atendimento do concorrente com o da empresa a ser estudada/trabalhada, para identificar os diferenciais competitivos da concorrência para que a empresa esteja sempre na frente no quesito preferência do cliente.

REFORÇO/VERIFICAÇÃO DAS CAMPANHAS PROMOCIONAIS DA EMPRESA, ou seja, fazer a análise de verificação do merchandising – com que ações e recursos podem ser utilizados nos pontos de venda/anúncios para ter uma influência maior na decisão de compra do consumidor/cliente. Para que com isso, possa ser analisada uma melhor forma de incentivar os vendedores/atendentes para ter uma maior concentração na oferta/promoção de certas mercadorias/serviços oferecidos pela empresa/ estabelecimento/ organização.

São informações preciosas obtidas através do cliente oculto que dão o feedback sobre o que tem que ser mudado e o que tem quer aperfeiçoado, lapidado na empresa a ser estudada, esses estudos podem ser aplicados a qualquer ramo de atividade.

Através desses estudos/informações/avaliações verificados, são levantados todos os procedimentos no que diz respeito a atitudes e comportamentos dos atendentes/vendedores, pós venda, infra-estrutura, benefícios intangíveis e tangíveis oferecidos aos clientes, logística de distribuição, tempo de resposta sobre um determinado produto ou serviço através de telefone, internet, reclamações/sugestões por parte do clientes, detecção de furtos.

A metodologia do cliente oculto é sobretudo utilizada para avaliar se padrões previamente definidos estão a ser ou não aplicados e a forma como são aplicados.

Se for aplicado da maneira correta as sugestões de melhoria obtidas através das observações e estudos feitos no negócio, sem dúvida a empresa será o diferencial na hora de vender seu produto ou prestar um serviço.

*Consultora

Fonte: Artigo adaptado - http://www.administradores.com.br/

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