Como
tornar o conhecimento
um diferencial competitivo?
Ludmila Passos Minto*
A cada dia que passa,
percebemos que o cenário econômico se torna cada vez mais instável, a
concorrência tem crescido de forma assustadora e as empresas têm feito de tudo
para criar um diferencial que as faça estar à frente das demais. Altos
investimentos em Planejamento e Desenvolvimento (P&D); máquinas; softwares;
aumento da produção; redução de custos e aumento do parque fabril, são feitos
todos os anos a fim de saciar os clientes ávidos por inovação. Todavia, serão
essas as medidas imprescindíveis para que a competitividade mantenha-se forte?
Como gestores ou futuros
gestores, não podemos pormenorizar o fato de que: O Diferencial decisivo de
competitividade, reside no nível de CAPACITAÇÃO de cada colaborador.
Muito se tem falado em
Treinamento e Desenvolvimento (T&D) de pessoas nos últimos anos,
entretanto, treinar por treinar é o mesmo que “jogar dinheiro fora”.
CHIAVENATO (2009) define
treinamento como: “um processo educacional organizado através do qual as pessoas
aprendem conhecimentos, habilidades e competências em função de Objetivos
Definidos”.
Estudos apontam que
conhecimentos e qualificações só são adequados durante um período que pode
variar entre 12 e 18 meses, após esse período as pessoas precisam ser
reabastecidas com novos conhecimentos e qualificações, para que se mantenham
competitivas no mercado global do conhecimento.
Tendo essa visão em mente,
ao longo dos anos as grandes empresas passaram a perceber que não podiam mais
depender de instituições de ensino superior para QUALIFICAR seus colaborados,
então decidiram criar suas próprias “Universidades”, com o objetivo de se ter
um controle mais rígido do processo de aprendizagem e alinha-lo, aos objetivos
e metas organizacionais.
Universidade Corporativa é
uma nova denominação dos chamados Centros de Treinamento e Desenvolvimento de
Recursos Humanos dentro de grandes organizações que visam o desenvolvimento e a
educação dos funcionários, os alinhando e qualificando para cumprir os
objetivos organizacionais.
Quando um treinamento é
aplicado sem prévio planejamento, dificilmente algo poderá ser aproveitado pelo
funcionário treinado e aplicado nas funções por ele desenvolvidas dentro da
organização.
Universidades Corporativas
visam trazer o ensino e o conhecimento para dentro das empresas provendo
oportunidades de desenvolver conhecimentos, habilidades e competências que
faltam aos indivíduos sejam elas profissionais, técnicas e/ou gerenciais
consideradas essenciais para o sucesso das estratégias.
Visam ainda disseminar a
cultura, missão (razão de existência), visão (onde se deseja chegar) e os
valores de cada organização, sendo focada em RESULTADOS corporativos, presentes
em todas as áreas e alcançando todos os profissionais envolvidos em cada processo,
ou seja, independente de seu nível hierárquico, TODOS os colaboradores são
importantes e contribuem diretamente ou indiretamente para que o sucesso da
organização.
O Ministério do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informa a existência de
aproximadamente 500 destas instituições, atualmente no Brasil, empresas como o
McDonald’s; Sadia; Pepsico; Banco do Brasil; Caixa econômica federal;
Petrobras; Condor; Fiat; Habib’s; e tantas outras têm investido e desfrutado
dos surpreendentes resultados.
O treinamento e desenvolvimento quando são bem
planejados e de acordo com as reais NECESSIDADES da organização, produzem
inovação, diferencial, competitividade, LUCROS e funcionários satisfeitos e
motivados.
Encerro esse artigo com uma
frase de Andrew Carnegie que diz: “O único capital insubstituível de uma
organização é o Conhecimento e a Habilidade de seu PESSOAL”.
*Técnica em Administração
Fonte: Artigo adaptado do
site: http://www.administradores.com.br/
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