terça-feira, 9 de junho de 2015

Clareza na Comunicação

Juan Araújo*



Dai Vernon foi um grande mestre da mágica, era conhecido como "O Professor". Uma de suas lições é: "Confusão não é mágica". Isso significa que um efeito mágico deve ser claro, direto, senão acaba perdendo seu impacto. Ele costumava dizer que uma boa mágica deve poder ser descrita por quem a assistiu em apenas uma frase: "ele cortou uma mulher ao meio e depois ela voltou ao normal", "ele mostrou um lenço vazio e de repente apareceu uma pomba", "eu só pensei em uma carta e ele adivinhou qual era".

O mesmo se aplica a qualquer tipo de comunicação. A clareza é essencial. Se o seu público (cliente,colega de trabalho,fornecedor,etc…) não entender a sua mensagem 100%, obviamente ele não vai responder como você espera.

Mesmo sabendo disso, o perigo está quando nós apenas achamos que estamos sendo claros.

Existe um fenômeno chamado "A Maldição do Conhecimento". Foi realizada uma experiência numa universidade dos EUA onde separavam as pessoas em duplas e o objetivo era que uma pessoa devia transmitir uma mensagem à outra. A mensagem era uma música qualquer, mas devia ser transmitida apenas batucando. Sem cantarolar, sem assobiar, nada, apenas batucando.

A taxa de acerto foi de apenas 2,5%, e até aí tudo bem, porque realmente é uma tarefa difícil. Mas o impressionante é que antes das pessoas tentarem adivinhar, perguntavam aos que estavam batucando qual eles achavam que era a chance do outro acertar. A resposta média foi de 50%. Os emissores estavam achando que conseguiriam passar a mensagem desejada 1 vez a cada 2 tentativas , mas na verdade só conseguiram 1 a cada 40.

Por que essa incompatibilidade tão alta entre o que esperavam e o que realmente ocorreu?O que acontece é que quando a pessoa está batucando, ela está com a música na cabeça, e tem a certeza que o ritmo de suas batucadas fazem todo sentido, e não consegue se colocar no lugar do outro que está apenas ouvindo apenas uma série de batidas sem nexo muitas vezes.

Se você já brincou de mímica deve ter passado por situação semelhante. Você está lá, todo empolgado, dando as dicas "perfeitas" através da mímica e ninguém descobre, e você não consegue entender como aquelas pessoas são tão lentas a ponto de não entenderem a sua mensagem que é tão "clara e perfeita". E o pior é que depois quando é revelada a informação, os próprios jogadores que até segundos antes não faziam ideia o que era, caem nessa armadilha: "é verdade, agora estou percebendo, estava tão claro. Como não consegui descobrir?"

Então temos que ter muito cuidado com isso, uma vez que uma ideia está clara para nós, fica muito difícil nos imaginarmos naquele estado anterior, quando não tínhamos essa informação, que é justamente como as outras pessoas estão. É preciso sempre fazer um esforço e entender qual o nível de conhecimento sobre o assunto que os outros têm e então construir nossa mensagem da forma mais adequada possível.

*Professor de arte mágica e palestrante
Fonte: www.artigonal.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário