quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A Importância das Pesquisas Eleitorais

Ágata Mascarenhas Chalegre¹
Jocely Santos Caldas Almeida²
Rubislan Oliveira Passos³




Da mesma maneira que as empresas precisam identificar e satisfazer os desejos e necessidades de seus consumidores para manterem-se competitivas no mercado, partidos e candidatos precisam identificar e atender as necessidades e expectativas políticas de seus eleitores para se manterem atuantes no mercado político.

Para influenciar os eleitores, saber quais deles conquistar e se posicionar melhor é necessário ter um conhecimento prévio do comportamento dos eleitores: quem são eles, o que pensam e como tomam suas decisões.

A decisão dos segmentos a serem conquistados, pode ser tomada com mais segurança se estiver respaldada por pesquisas sérias e abrangentes do comportamento dos eleitores. Assim como no marketing comercial, no cenário político também se faz necessário o emprego de métodos mais sistemáticos e científicos para conhecer o mercado eleitoral. Tais métodos possibilitam a aquisição mais objetiva de informações sobre as características, os comportamentos, as atitudes e os processos de decisões de voto dos eleitores, constituindo-se um importante instrumento de apoio para a tomada de decisão no cenário político.

A complexidade do ambiente que hoje se defrontam os partidos e candidatos exigem que eles dediquem mais tempo e esforços para um maior conhecimento dos componentes eleitorais, caso desejem manter-se competitivos no mercado político. Durante as eleições várias decisões precisam ser tomadas, sendo que as tomadas de decisões serão mais seguras se estiverem amparadas por pesquisas de mercados.

É através de pesquisas qualitativas ou quantitativas, que se pode avalizar o comportamento do eleitor e encontrar o melhor caminho a ser seguido pelo político para conseguir o maior número possível de adesão a sua candidatura ou causa.

Saber quais os são os eleitores a atingir, o que pensam, e principalmente, como tomam suas decisões de voto é fundamental para elaboração de uma boa estratégia política. Só assim, pode-se definir a postura a ser adotada pelo candidato, os temas de campanha, as propostas de trabalho, a forma de apresentá-las, quais segmentos do eleitorado devem ser priorizados e de que maneira, quais apoios são importantes, se é conveniente atacar ou não os outros candidatos, entre outras.

Os políticos brasileiros estão cada vez menos utilizando somente a intuição e experiência para concorrer a uma eleição. Muitas técnicas do Marketing estão sendo adotadas por especialistas em política, e as pesquisas são de fundamental importância para a elaboração destas estratégias de campanha.

A chance de uma pesquisa errar é muito pequena, quando feitas corretamente e de forma científica, e quando lidas e interpretadas corretamente são um instrumento fantástico e insubstituível para se ganhar as eleições.

As pesquisas de mercado no cenário político são de fundamental importância como suporte, para a elaboração de toda a estratégia política de um determinado candidato ou partido político.

1 Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing
2 Administradora Especialista em Administração
3 Administrador Especialista em Administração


Fonte: Texto adaptado do Capítulo 3 do artigo intitulado: A Importância das Pesquisas de Opinião para a Elaboração de uma Estratégia Eleitoral. Diálogos & Ciência –- Revista Eletrônica da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Ano IV, n. 7, jun. 2006. ISSN 1678-0493. http://www.ftc.br/revistafsa

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