O fornecedor de hoje pode ser o cliente de
amanhã
*Aldan Neto
Imagine o seguinte, você tem uma loja de
roupas, acessórios e cama, mesa e banho. O representante que fornece itens
femininos para você pode gostar de algum produto do setor masculino que ele não
vende, ou até mesmo de algum artigo de cama, mas se toda vez que ele encontra
você para vender você o trata com pouco caso, dá um verdadeiro "chá de
cadeira". Será que ele vai querer comprar de você?
Vamos supor outra situação, um prestador de
serviço da sua empresa, que também atende outras organizações e pode indicar
seu produto pra algum cliente dele que possa se interessar. Será que ele o fará
se você não o trata bem ou trata apenas como mais um fornecedor?
É por isso que todos os colaboradores
precisam passar por treinamentos de atendimento a clientes internos e externos.
Embora os fornecedores representem uma empresa eles são seres humanos, que tem
sentimentos, necessidades e etc.
Além de o seu fornecedor ser um possível
cliente e consumir o seu produto ou serviço, ou até indicar pra outras pessoas,
quando você mantém um bom relacionamento com ele, qual a chance de conseguir
melhores condições de compras? De conseguir um desconto na prestação do serviço?
Sim, são grandes com relação às pessoas que não sabem manter esse
relacionamento.
Só aprendemos os valores das parcerias, dos
contatos e dos relacionamentos em momentos de crise, quando precisamos de novos
clientes, reduzir custos e encontrar novos mercados, e fornecedores, podem ser
grandes fontes de prospecção de clientes.
Exatamente, o fornecedor de hoje pode ser o cliente de amanhã, então
atenda como você atenderia um cliente, alguém que quisesse comprar de você,
mesmo que ainda não seja seu fornecedor e seja alguém que está te oferecendo
algo. Trate com a mesma dedicação e respeito.
Engana-se aquele que acha que vender é um
processo simples. É preciso estratégia, planejamento e muita visão.
*Formado em Administração pela UNIFAE e
cursando Negociação na Universidade de Michigan, ministra treinamentos e
palestras na área de Vendas e Gestão.
Fonte: www.administradores.com.br
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