Seis dicas de marketing para pequenas empresas
Invista na marca e no atendimento para aumentar as vendas e o lucro do
seu negócio.
Priscila
Zuini
As
pequenas e médias empresas que estão dispostas a crescer precisam investir na
marca e a na divulgação de seus produtos. Mesmo sem uma área especializada em
marketing, é possível definir algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer
o negócio.
Invista nas redes sociais
Se
sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes
sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e
discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse
movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais
é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no
negócio seguindo a demanda de quem compra.
Construa uma marca forte
Mesmo
que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma pequena
consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários,
colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que
são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir
uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos
promocionais – é fundamental.
Ofereça um bom atendimento
A
impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto.
Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso
inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e
manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha
respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido,
fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.
Calcule o retorno do marketing
Algumas
métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém,
podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação,
investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha
organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado
conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o
impacto do esforço feito para divulgar a marca.
Faça um plano de marketing
O
planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o
tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que
podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o
comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado.
Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os
objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um
cronograma que indique um responsável para cada ação.
Informe-se e estude
Para
os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em
conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa
bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar
proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu
livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler
Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz.
Para ajudar na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing,
de McDonald.
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