As Cinco Forças de Porter
Daniel Lima*
Segundo (Serra, Torres &
Torres, 2004), a análise do ambiente externo pode ser realizada por meio do
modelo de cinco forças da competitividade, desenvolvido por Michael Porter na
década de 70. Afirmam ainda que o entendimento das forças rivais de um ramo de
negócios é essencial para o correto desenvolvimento do plano estratégico.
O modelo das cinco forças de
Porter permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Ele
identifica os fatores que afetam a competitividade, dentre os quais uma das
forças está dentro do próprio setor, sendo que os demais são externos.
Abaixo veremos as forças
competitivas do modelo Porter:
Rivalidade
entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais
significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta
dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes
diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a
organização em questão.
Barreiras
à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as
atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos
participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do
poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres,
2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas
empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais
barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de
distribuição.
Poder
de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a
capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força
competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos
do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores
têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a
serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de
lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto
é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem
observadas quando se analisa esta força.
Poder
de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm
poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras;
Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor
é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no
faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual
relação da empresa com seus principais fornecedores.
Ameaça
de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são
os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente
avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos
extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
*Pós Graduado em Logística
Estratégica e Supervisor do Grupo TPC.
Fonte:
www.administradores.com.br
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