Por
que o pós-venda é importante?
Rick Lamana*
Conheço muitos vendedores
que sabem exatamente o que fazer para começar uma venda. Eles apaixonadamente
vão atrás do seu cliente e fazem a coisa certa para conquistá-lo. Pode levar
semanas ou até meses, mas eles fazem o que for preciso para fechar negócio. Só
que, em seguida, eles desaparecem.
Desaparecer após as vendas é
um erro enorme. Como alguém que já esteve em ambos os lados, eu sei como é
frustrante para o cliente quando o vendedor com quem você construiu uma relação
de confiança simplesmente não quer mais saber de você, da sua satisfação ou de
seu futuro interesse em outros produtos ou serviços.
Sem
desculpas
Como um executivo de contas,
se você tem alguém designado a trabalhar com o cliente após a venda, você nunca
deve acreditar que não há nada a ser feito depois que uma venda é realizada,
que um negócio é fechado ou que um contrato é assinado. Mesmo que nenhum dos
seus concorrentes não estejam criando uma relação de acompanhamento pessoal com
o cliente depois da venda, isso não é desculpa. Você deve se destacar do resto!
Fornecer um excelente
serviço ao cliente após a venda pode não só fazê-lo ganhar um cliente para a
vida, mas você vai ser mais propenso a receber indicações de clientes, que
podem levar a mais negócios. Às vezes fico perplexo sobre o fato de as pessoas
não conseguirem perceber isso, pois é uma das maneiras mais fáceis de gerar
mais vendas.
Se você deixar de prestar
serviço pessoal ao cliente, a próxima vez que ele precisar de um produto ou
serviço que a sua empresa vende, ele vai ser mais predisposto a procurar outro
lugar. Pode parecer clichê, mas é verdade: É mais fácil manter um cliente que
você tem que encontrar um novo.
Então,
o que fazer?
É importante ser sempre
conveniente, isso é fundamental e motivacional. Após a venda inicial, supondo
que você tem um cliente satisfeito, entre em contato com ele novamente depois
de 30 dias. Pergunte se ele está satisfeito com o seu serviço ou produto, e pergunte
também se ele tem alguma observação. Deixe parecer que você está sempre
disponível.
Um dos segredos mais
importantes para ser um bom vendedor é ouvir o seu cliente, e cuidar de suas
necessidades, entendendo o que ele realmente quer que você faça. Pense nisso!
Fonte:
www.administradores.com.br
*Empresário
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