terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Por que o pós-venda é importante?

Rick Lamana*




Conheço muitos vendedores que sabem exatamente o que fazer para começar uma venda. Eles apaixonadamente vão atrás do seu cliente e fazem a coisa certa para conquistá-lo. Pode levar semanas ou até meses, mas eles fazem o que for preciso para fechar negócio. Só que, em seguida, eles desaparecem.

Desaparecer após as vendas é um erro enorme. Como alguém que já esteve em ambos os lados, eu sei como é frustrante para o cliente quando o vendedor com quem você construiu uma relação de confiança simplesmente não quer mais saber de você, da sua satisfação ou de seu futuro interesse em outros produtos ou serviços.

Sem desculpas

Como um executivo de contas, se você tem alguém designado a trabalhar com o cliente após a venda, você nunca deve acreditar que não há nada a ser feito depois que uma venda é realizada, que um negócio é fechado ou que um contrato é assinado. Mesmo que nenhum dos seus concorrentes não estejam criando uma relação de acompanhamento pessoal com o cliente depois da venda, isso não é desculpa. Você deve se destacar do resto!

Fornecer um excelente serviço ao cliente após a venda pode não só fazê-lo ganhar um cliente para a vida, mas você vai ser mais propenso a receber indicações de clientes, que podem levar a mais negócios. Às vezes fico perplexo sobre o fato de as pessoas não conseguirem perceber isso, pois é uma das maneiras mais fáceis de gerar mais vendas.

Se você deixar de prestar serviço pessoal ao cliente, a próxima vez que ele precisar de um produto ou serviço que a sua empresa vende, ele vai ser mais predisposto a procurar outro lugar. Pode parecer clichê, mas é verdade: É mais fácil manter um cliente que você tem que encontrar um novo.

Então, o que fazer?

É importante ser sempre conveniente, isso é fundamental e motivacional. Após a venda inicial, supondo que você tem um cliente satisfeito, entre em contato com ele novamente depois de 30 dias. Pergunte se ele está satisfeito com o seu serviço ou produto, e pergunte também se ele tem alguma observação. Deixe parecer que você está sempre disponível.

Um dos segredos mais importantes para ser um bom vendedor é ouvir o seu cliente, e cuidar de suas necessidades, entendendo o que ele realmente quer que você faça. Pense nisso!

Fonte: www.administradores.com.br

*Empresário

Nenhum comentário:

Postar um comentário