segunda-feira, 16 de março de 2015

Como aumentar seus lucros melhorando 
o processo de compras

Antonio Roberto Freire Lamas*

Um bom processo de compras é essencial para qualquer tipo e tamanho de negócio, pois sendo bem feito pode levar seu negócio a ser mais competitivo e, ao mesmo tempo, ser mais lucrativo.



Na verdade, se formos pensar bem, um bom processo de compras é bom não só no mundo empresarial, mas também em nossa vida pessoal. O consumidor tem cada vez mais cuidado na hora da compra, faz cotação de preços entre os diversos concorrentes que oferecem aquele produto ou serviço que se está precisando ou desejando adquirir.

O sucesso de sites que fazem comparação de preços se deve a esse cuidado do consumidor.

Como então deve ser um bom processo de compras nas empresas? Seria apenas cotar o fornecedor mais barato e realizar a compra? Infelizmente não é só isso. Esta ação até faz parte do processo, porém o todo não se restringe a apenas isso. O processo de compras envolve as quatro áreas funcionais de todo negócio: financeiro, operacional, marketing e recursos humanos. Isso tudo? Sim, envolve várias pessoas e setores da empresa.

Tudo começa com as informações sobre o volume de vendas de cada produto ou mercadoria que a empresa oferece ao mercado. Estas informações servem para indicar a quantidade de cada item que a empresa precisa ter para que não falte o que o cliente procura. O setor de marketing então pode fazer uma projeção de vendas, já que sabe seu volume atual comercializado.

Sabendo a quantidade que precisa ter de cada produto de forma que não falte para o cliente (vendas atuais), e sabendo a projeção de vendas (vendas futuras), chega a vez do pessoal do estoque trabalhar, verificando a quantidade de produtos que tem na casa e que volume precisa ser comprado com base nas vendas e projeções de vendas.

Passada ao comprador a quantidade de produtos necessários para se abastecer com base nas vendas, agora sim, chega o momento de “comprar bem”, ou seja, cotar, pechinchar, jogar prazos para lá a para cá, enfim, negociar. E, assim, termina o processo de compras...ei! nada disso! E o que falta ainda? Falta falar com a autoridade da empresa que trata com dinheiro: O financeiro.

Depois de negociar o melhor preço e prazo com o fornecedor, o comprador deve ter contato com o financeiro para se informar se a empresa tem capacidade de pagamento do valor da compra no dia em que ficou negociado para pagamento. E como o financeiro sabe se a empresa tem capacidade de pagar o valor da compra no prazo combinado com o fornecedor? Olhando o seu fluxo de caixa.

Negócio fechado, pedido feito, agora entra o último personagem, o recebedor. Este, ao chegar as mercadorias, irá conferir se tudo está como combinado na hora em que o comprador fez o pedido e se a mercadoria está em bom estado. Verifica-se se está de acordo com o pedido: a quantidade de produtos que vieram, a marca que foi pedida, o preço que foi negociado, a data de validade dos produtos (se for o caso), a qualidade da mercadoria, dentre outras coisas.

O aperfeiçoamento no processo de compras proporcionará ao seu negócio a otimização de recursos e melhoria na lucratividade.

*Graduado em Administração pela UFRN e pós-graduado com MBA em Administração Financeira pela FARN.

Fonte: www.administradores.com.br

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