segunda-feira, 23 de março de 2015

Estratégia: 

o personagem principal na gestão de negócios


Larissa Flores*


Segundo Michael Porter: “Estratégia é mais importante do que crescimento”. Dado este conceito cabe refletir sobre suas influências em relação ao mercado e ao cliente.



Uma estratégia bem elaborada é uma carta na manga para o gestor. A execução com cautela e objetividade em cada ação envolve todos dentro de uma organização. Para isso é essencial que haja sinergia entre a equipe e o gestor.

A construção de uma estratégia envolve a criatividade e a percepção de um cenário, neste caso o cenário atual e uma perspectiva futura de como estará o mercado, esses fatores devem ser estudados cuidadosamente para que um conceito de produto ou serviço possa ser criado.

A contextualização do segmento em relação a movimentação da concorrência é também um fator chave na construção de uma estratégia. Toda esta movimentação para prospectar novos clientes torna o mercado cada vez mais competitivo. O que para o consumidor é muito interessante levando em consideração a qualidade, a precificação e a diversidade de produtos e serviços dentre os segmentos.

Mas pensando em estratégia, qual o papel do consumidor? Porque ele é tão importante no planejamento de empresa? O planejamento é criado para que se consiga alcançar as perspectivas do cliente, o que no mundo dos negócios seria a criação de necessidades. Todavia, saber quais são os interesses do seu cliente é o primeiro passo para a criação das necessidades ( parte-se do princípio de que entender o cliente é uma forma de mapear a estratégia para atingi-lo).

Se você tem um negócio ou, pretende ter pense nisso: "O sucesso esta na forma como você caminha para chegar ao seu objetivo. Desta forma, a estratégia é o mapa que norteia o seu percurso" . Neste caso, seja um estrategista. Fica a dica.

Poderia ainda dizer que a estratégia quando bem aplicada muda o cenário do mercado e diretamente transforma a percepção do cliente. Assim a estratégia é vista como um personagem principal na gestão de negócios. Onde o cliente é apenas o coadjuvante.

*Tecnólogo em Gestão Comercial

Fonte: http://www.administradores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário