Estratégia:
o personagem principal na gestão de negócios
Larissa Flores*
Segundo Michael Porter:
“Estratégia é mais importante do que crescimento”. Dado este conceito cabe
refletir sobre suas influências em relação ao mercado e ao cliente.
Uma estratégia bem elaborada
é uma carta na manga para o gestor. A execução com cautela e objetividade em
cada ação envolve todos dentro de uma organização. Para isso é essencial que
haja sinergia entre a equipe e o gestor.
A construção de uma
estratégia envolve a criatividade e a percepção de um cenário, neste caso o
cenário atual e uma perspectiva futura de como estará o mercado, esses fatores
devem ser estudados cuidadosamente para que um conceito de produto ou serviço
possa ser criado.
A contextualização do
segmento em relação a movimentação da concorrência é também um fator chave na
construção de uma estratégia. Toda esta movimentação para prospectar novos
clientes torna o mercado cada vez mais competitivo. O que para o consumidor é
muito interessante levando em consideração a qualidade, a precificação e a
diversidade de produtos e serviços dentre os segmentos.
Mas pensando em estratégia,
qual o papel do consumidor? Porque ele é tão importante no planejamento de
empresa? O planejamento é criado para que se consiga alcançar as perspectivas
do cliente, o que no mundo dos negócios seria a criação de necessidades.
Todavia, saber quais são os interesses do seu cliente é o primeiro passo para a
criação das necessidades ( parte-se do princípio de que entender o cliente é
uma forma de mapear a estratégia para atingi-lo).
Se você tem um negócio ou,
pretende ter pense nisso: "O sucesso esta na forma como você caminha para
chegar ao seu objetivo. Desta forma, a estratégia é o mapa que norteia o seu
percurso" . Neste caso, seja um estrategista. Fica a dica.
Poderia ainda dizer que a
estratégia quando bem aplicada muda o cenário do mercado e diretamente transforma
a percepção do cliente. Assim a estratégia é vista como um personagem principal
na gestão de negócios. Onde o cliente é apenas o coadjuvante.
*Tecnólogo
em Gestão Comercial
Fonte:
http://www.administradores.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário