segunda-feira, 9 de março de 2015

Peter Drucker - o pai da moderna gestão de empresas

    Jeniffer Elaina da Silva*



É difícil falar de gestão sem se lembrar de Peter Drucker, que deixou tantos ensinamentos sobre administração.

Peter Drucker foi um filósofo, escritor, professor de Ciências Sociais e economista que nasceu no dia 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria, e faleceu no dia 11 de novembro de 2005, nos Estados Unidos, Califórnia.

Ideias de Peter Drucker

Considerado o inventor da administração moderna e um dos maiores especialistas em gestão de negócios, Peter Drucker, criou várias teorias como a gestão por objetivos, privatização, descentralização, cliente sempre em primeiro lugar, qual o papel do líder e também a Era da Informação.

Na gestão por objetivos, Drucker diz que a gestão precisa de planeamento, avaliação através de fatores quantitativos. Sobre privatizações ou "(re) privatizações", aponta a privatização de serviços públicos como forma de diminuir a burocracia. Já quando o assunto é descentralização, entra o fator de divisão de trabalho.

Entre suas ideias, sempre afirmou que a empresa que conseguisse vender o serviço ou produto certo para o cliente certo, com um preço adequado e uma distribuição correta no momento oportuno, poderia realizar vendas automáticas, sem qualquer esforço, já que estes são itens básicos para qualquer negociação.

O filósofo Peter Drucker também considerava a eficiência do trabalhador como peça muito importante na gestão de empresas, com o livro "The effective executive", que mostra como transformar as pessoas em líderes eficazes.

Obras de Peter Drucker

Na sua carreira, o que não faltam são livros escritos por este filósofo. A lista é grande, mas traz diversos ensinamentos sobre suas ideias. Algumas são:

Tentar fazer o bem. (São Paulo: Rocco)
O gerente eficaz. (São Paulo: LTC, 1967)
Administração em tempos turbulentos. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1980)
Reminiscências de Viena ao novo mundo. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1982)
50 casos reais de Administração. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1983)
As fronteiras da Administração. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1989)
A nova era da Administração. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1992)
Administração de organizações sem fins lucrativos. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1994)
Administração em tempo de grandes mudanças. (São Paulo:Thomson Pioneira, 1996)
MALFERRARI, Carlos Afonso. As novas realidades. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1997)
Fator humano e desempenho. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1997.
NAKAUCHI, Isao; MONTRINGELLI JR., Nivaldo. Ducker na Ásia. São Paulo: Thomson Pioneira, 1997)
Administrando para o futuro. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1998)
Introdução a Administração. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1998)
A profissão de administrador. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1998)
A prática de administração nas empresas. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1998)
MALFERRARI, Carlos J. Inovação e espírito empreendedor. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1998)
Desafios gerencias para o século XXI. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1999)
Sociedade pos capitalista. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1999)
O melhor de Peter Ducker. (São Paulo: Nobel, 2001)
O melhor de Peter Ducker – A sociedade. (São Paulo: Nobel, 2001)
O melhor de Peter Ducker – O homem. (São Paulo: Nobel, 2001)
O melhor de Peter Ducker – A administração. (São Paulo: Nobel, 2001)
Terceiro setor. (Sao Paulo: Futura, 2001)
Administrando para obter resultados. (São Paulo: Thomson Pioneira, 2002)
A Administração na próxima sociedade. (São Paulo: Nobel, 2003)

Frases de Peter Drucker

Com uma extensa carreira e vários livros lançados, o autor possui diversas frases célebres, que são muito utilizadas em faculdades nas disciplinas sobre gestão. Algumas delas são:

"Os principais sinais de uma mudança fundamental nas pautas de consumo poucas vezes aparecem entre os próprios clientes, normalmente surgem primeiro entre os não clientes."
"O marketing e a inovação são as duas funções principais dos negócios. Você tem que criar um cliente, ou seja, vender. E tem que criar novas dimensões de conquistas, ou seja, inovar. Todo o resto é calculo de custos.
"Toda a organização está sempre competindo por seu recurso mais essencial: pessoas qualificadas e com conhecimentos."
"Para que possam sobreviver, os líderes devem deixar de ser os condutores autoritários do passado e converter-se em integrantes das equipes do futuro."
"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr."
"O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes."
"Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve, um dia, uma decisão corajosa."

Assim como estas citadas, existem muitas outras frases famosas de Peter Drucker e vale a pena ler sobre elas, pois tendem muito a ensinar sobre gestão.

*Formada em Marketing e com pós-graduação em Administração de Empresas na FGV.

Fonte: www.portal-gestao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário