Peter Drucker - o pai da moderna gestão de empresas
Jeniffer Elaina da Silva*
É difícil falar de gestão sem se
lembrar de Peter Drucker, que deixou tantos ensinamentos sobre administração.
Peter Drucker foi um filósofo,
escritor, professor de Ciências Sociais e economista que nasceu no dia 19 de
novembro de 1909, em Viena, Áustria, e faleceu no dia 11 de novembro de 2005,
nos Estados Unidos, Califórnia.
Ideias de Peter Drucker
Considerado o inventor da
administração moderna e um dos maiores especialistas em gestão de negócios,
Peter Drucker, criou várias teorias como a gestão por objetivos, privatização,
descentralização, cliente sempre em primeiro lugar, qual o papel do líder e
também a Era da Informação.
Na gestão por objetivos, Drucker
diz que a gestão precisa de planeamento, avaliação através de fatores
quantitativos. Sobre privatizações ou "(re) privatizações", aponta a
privatização de serviços públicos como forma de diminuir a burocracia. Já
quando o assunto é descentralização, entra o fator de divisão de trabalho.
Entre suas ideias, sempre afirmou
que a empresa que conseguisse vender o serviço ou produto certo para o cliente
certo, com um preço adequado e uma distribuição correta no momento oportuno,
poderia realizar vendas automáticas, sem qualquer esforço, já que estes são
itens básicos para qualquer negociação.
O filósofo Peter Drucker também
considerava a eficiência do trabalhador como peça muito importante na gestão de
empresas, com o livro "The effective executive", que mostra como
transformar as pessoas em líderes eficazes.
Obras de Peter Drucker
Na sua carreira, o que não faltam
são livros escritos por este filósofo. A lista é grande, mas traz diversos
ensinamentos sobre suas ideias. Algumas são:
Tentar fazer o bem. (São Paulo: Rocco)
O gerente eficaz. (São Paulo: LTC, 1967)
Administração em tempos turbulentos. (São Paulo:
Thomson Pioneira, 1980)
Reminiscências de Viena ao novo mundo. (São Paulo:
Thomson Pioneira, 1982)
50 casos reais de Administração. (São Paulo:
Thomson Pioneira, 1983)
As fronteiras da Administração. (São Paulo: Thomson
Pioneira, 1989)
A nova era da Administração. (São Paulo: Thomson
Pioneira, 1992)
Administração de organizações sem fins lucrativos.
(São Paulo: Thomson Pioneira, 1994)
Administração em tempo de grandes mudanças. (São
Paulo:Thomson Pioneira, 1996)
MALFERRARI, Carlos Afonso. As novas realidades.
(São Paulo: Thomson Pioneira, 1997)
Fator humano e desempenho. (São Paulo: Thomson
Pioneira, 1997.
NAKAUCHI, Isao; MONTRINGELLI JR., Nivaldo. Ducker
na Ásia. São Paulo: Thomson Pioneira, 1997)
Administrando para o futuro. (São Paulo: Thomson
Pioneira, 1998)
Introdução a Administração. (São Paulo: Thomson
Pioneira, 1998)
A profissão de administrador. (São Paulo: Thomson
Pioneira, 1998)
A prática de administração nas empresas. (São
Paulo: Thomson Pioneira, 1998)
MALFERRARI, Carlos J. Inovação e espírito
empreendedor. (São Paulo: Thomson Pioneira, 1998)
Desafios gerencias para o século XXI. (São Paulo:
Thomson Pioneira, 1999)
Sociedade pos capitalista. (São Paulo: Thomson
Pioneira, 1999)
O melhor de Peter Ducker. (São Paulo: Nobel, 2001)
O melhor de Peter Ducker – A sociedade. (São Paulo:
Nobel, 2001)
O melhor de Peter Ducker – O homem. (São Paulo:
Nobel, 2001)
O melhor de Peter Ducker – A administração. (São
Paulo: Nobel, 2001)
Terceiro setor. (Sao Paulo: Futura, 2001)
Administrando para obter resultados. (São Paulo:
Thomson Pioneira, 2002)
A Administração na próxima sociedade. (São Paulo:
Nobel, 2003)
Frases de Peter Drucker
Com uma extensa carreira e vários
livros lançados, o autor possui diversas frases célebres, que são muito
utilizadas em faculdades nas disciplinas sobre gestão. Algumas delas são:
"Os principais sinais de uma mudança fundamental nas pautas de
consumo poucas vezes aparecem entre os próprios clientes, normalmente surgem
primeiro entre os não clientes."
"O marketing e a inovação são as duas funções principais dos
negócios. Você tem que criar um cliente, ou seja, vender. E tem que criar novas
dimensões de conquistas, ou seja, inovar. Todo o resto é calculo de custos.
"Toda a organização está sempre competindo por seu recurso mais
essencial: pessoas qualificadas e com conhecimentos."
"Para que possam sobreviver, os líderes devem deixar de ser os
condutores autoritários do passado e converter-se em integrantes das equipes do
futuro."
"Existem dois tipos de riscos: Aqueles que não podemos nos dar ao
luxo de correr e aqueles que não podemos nos dar ao luxo de não correr."
"O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas
com o futuro de decisões presentes."
"Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que
ali houve, um dia, uma decisão corajosa."
Assim como estas citadas, existem
muitas outras frases famosas de Peter Drucker e vale a pena ler sobre elas,
pois tendem muito a ensinar sobre gestão.
*Formada em Marketing e com pós-graduação em
Administração de Empresas na FGV.
Fonte: www.portal-gestao.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário